Painéis e GTs

Painel 2 (GT 2)
Comunicação e desenvolvimento na gestão dos programas de inclusão digital

A sociedade da informação trabalha com uma nova forma de apreensão e transformação da realidade: o pensar e o representar analógicos vão sendo substituídos pela forma digital. Sob pena das novas tecnologias aprofundarem os abismos sociais já existentes em nossos países, coloca-se para as arenas decisórias o desafio de garantir a inclusão digital para todos.

Cidades digitais surgem como infra-estrutura necessária para dar suporte a uma sociedade que se desestrutura em alta velocidade. Elas são capazes de imprimir eficiência e eficácia nos processos administrativos.

A comunicação entre estruturas governativas e população é facilitada (e-democracia) permitindo transparência e fortalecendo processos de accountability e de empowerment de grupos sociais que disputam espaço político.

Como diminuir as distâncias sociais através das novas possibilidades tecnológicas? Quais são as responsabilidades públicas que vêm sendo geradas pelo mundo digital? Como os meios de comunicação e os projetos de comunicação – públicos e privados – contribuem para a inclusão cidadã?



Voltar