Painéis e GTs

Painel 1 (GT 1)
Comunicação e desenvolvimento na construção da sociedade democrática

Há que se distinguir fundamentalmente informação de comunicação, enquanto esta se caracteriza pelo processo horizontal de interação entre os indivíduos, aquela se dá na verticalidade. Portanto, poucos são os jornalistas e demais profissionais formados nos diferentes cursos de Comunicação que cumprem, de fato, o papel de comunicadores, ou seja, poucos vão além da difusão de informação, além do factual.

Na sociedade contemporânea a comunicação tem sido tratada pela sua importância fundamental para o fortalecimento da democracia, na medida em que a convergência tecnológica e o acesso e apropriação das tecnologias da informação e comunicação – TICs – podem propiciar a inclusão social da população, gerando maior participação social nas posturas e decisões governamentais.

A América Latina tem sido palco de inúmeras experiências de comunicação participativa, tendo o uso dos meios de comunicação como ferramentas centrais. O sucesso de tais experiências se dá quando há um forte componente de “apropriação” por parte da comunidade envolvida.



Voltar